Como planejar uma coleção

Sua coleção, sua identidade

As marcas de moda geralmente criam, pelo menos, duas coleções a cada ano, e são elas que definem a identidade visual e corporativa da empresa e dos estilistas, além de criar um conceito e estilo que vão se perpetuar, tornando marca registrada e gerando identificação comercial e até mesmo afetiva com os consumidores. Sabe quando você pensa em coleções poéticas e lembra imediatamente do mineiro Ronaldo Fraga, ou quando pensa em vestidos na cor vermelha e faz a associação rápida com o italiano Valentino, ou quando imagina uma peça de renda e o primeiro nome que vem à cabeça é o da Lethicia Bronstein? Pois é, todos esses estilistas fazem história porque criam coleções únicas, diferenciadas e com uma identidade própria.

E esse é o assunto desse post: como planejar uma coleção? Vem com a Terra Têxtil, vem!

Cada coleção, um novo ponto de vista conceitual

Quando uma marca lança uma coleção de vestuário, de sapatos ou acessórios, a intenção é entregar ao mercado mais do que peças, e sim um novo olhar, uma ideia abrangente; o objetivo é contar uma história através dos tecidos, das modelagens, do tema escolhido, para que essas peças passem a fazer parte do dia a dia do consumidor. As coleções de moda são lançadas de acordo com um calendário seguido pelas confecções – as famosas temporadas – seguindo as estações do ano, e assim a marca consegue acompanhar as inovações das indústrias têxtil e de aviamentos, estar em consonância com as tendências mundiais de moda, e ainda para se ter um melhor controle da produção, dando condições para o estabelecimento de prazos de entregas das peças. Pode-se dizer que a coleção é formada por três categorias de peças: no chamado mix básico temos as peças básicas, funcionais e essenciais para a coleção; na vanguarda temos as peças complementares e que traduzem o conceito, utilizadas para desfiles ou vitrines por algumas vezes não serem muito comerciais; e o mix fashion acompanha a tendência da moda, caracteriza a coleção pela diferenciação dos produtos e forma a maior parte da coleção.

Para começar a se planejar o lançamento de uma coleção, alguns pontos importantes devem ser levados em conta, como o estilo que vai determinar a modelagem e as estampas das peças, por exemplo, que pode ser clássico, rock, vintage, contemporâneo, etc.; o segmento também é fundamental para saber se a coleção vai abranger algum tipo de público específico, ou vai ter peças variadas, como femininas, masculinas e infantis, o que vai ajudar também na definição das linhas dentro da mesma coleção, se vai ser casual e esportiva, moda praia, alfaiataria, etc. Para os especialistas do SEBRAE, o conhecimento das principais tendências do universo fashion é o que vai possibilitar que sua coleção esteja adequada às demandas do mercado consumidor, que está cada vez mais atento, informado e exigente; a preocupação com a sustentabilidade também se tornou uma premissa nos dias de hoje e é muito valorizada por quem compra roupas e acessórios.

Desenvolvimento: delimitando caminhos criativos

Ao desenvolver novos produtos, uma marca de moda deve focar na captação dos desejos e das necessidades dos consumidores, condicionando esses anseios aos objetivos gerais da empresa, e considerando os costumes, valores e crenças do público-alvo. Conhecendo os hábitos de consumo dos clientes e a realidade do mercado, a inspiração vai ser o ponto de partida para uma nova coleção, e a partir do tema escolhido, começa-se a planejar todas as etapas do processo, bem como a escolha dos materiais e da cartela de cores que será utilizada, os shapes e as linhas. De acordo com o SEBRAE, em uma reunião de planejamento, é preciso delimitar o foco do desenvolvimento e do mercado da coleção; definir os objetivos gerais da empresa, como volume de negócios, exportações, estratégias de fabricação, comercialização e divulgação dos produtos; utilizar as experiências de coleções anteriores como referência; cruzar as ideias da criação com informações dos envolvidos nas vendas; e definir o cronograma das atividades para desenvolvimento da coleção.

O planejamento da coleção envolve uma série de etapas, começando pela criação, passando para o desenvolvimento efetivo da peça e chegando à fase de divulgação e comercialização.

Com o conceito definido, é hora de se pensar em como ele vai tomar forma nas peças, deixando de ser um croqui e um desenho técnico para se transformar em uma roupa e chegar ao guarda-roupa dos clientes. Do croqui, que expressa a visualização inicial do que será produzido, com um desenho que contempla textura e movimento, passa-se à etapa da definição dos tecidos, da estamparia (se será exclusiva, por exemplo), das formas, dos caimentos, dos aviamentos e de todas as matérias-primas diferenciadas que serão exploradas na coleção. É importante ressaltar que essas matérias-primas devem ser selecionadas e especificadas na fase de desenvolvimento do produto, durante a confecção dos protótipos, de maneira clara e, de preferência, buscando sempre amostras para testes.

Na etapa de desenvolvimento, temos a definição dos protótipos, definição dos modelos, da peça piloto, ficha técnica com todos os detalhes e especificações descritos, graduação dos modelos, encaixe e risco, custo das peças e principalmente a escolha dos tecidos, momento em que a Terra Têxtil pode participar fornecendo as melhores soluções para o que se deseja criar e para que os resultados sejam assertivos. Após essa fase, temos o lançamento da coleção, que sai das passarelas e chega às lojas, para depois serem tomadas as definições comerciais, que vão levar à etapa final, a de vendas, que envolve pontos como dimensionamento (regiões em que a coleção será vendida), prazo de comercialização e de reposição dos produtos.

Está planejando a sua coleção e quer se inspirar com tecidos importados e com um processo de estamparia com impressão digital? A Terra Têxtil e a Terra Prints são referência no mercado de moda e têm representantes que podem levar até sua marca de moda nosso portfólio de produtos de qualidade internacional. Entre em contato com a gente

Terra Têxtil

Acreditamos que a moda é universal e a beleza está na diversidade. Por isso, desde os anos 2000, a Terra Têxtil desenvolve e comercializa tecidos para o segmento, sempre inspirada por suas pesquisas, pela qualidade da matéria-prima e por todas as tendências lançadas ao redor do mundo.


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